Brasil

Ministério da Educação publica cartilha de redação do Enem 2024

Material apresenta amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Ministério da Educação publica cartilha de redação do Enem 2024

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou, na quarta-feira (2), a cartilha de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. 

O documento “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante” está disponível no portal do Instituto e esclarece as principais dúvidas quanto às competências cobradas para um bom texto no exame. Também traz informações sobre a matriz de referência da prova, além de apresentar amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima (1000 pontos) no Enem 2023.  

A redação será aplicada no primeiro dia do Enem, em 3 de novembro. Os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo com até 30 linhas a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação. 

Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores. 

Entre os critérios que conferem nota zero, estão fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.