• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Ministro da Saúde assina portaria para encerrar emergência sanitária no Brasil
Saúde

Ministro da Saúde assina portaria para encerrar emergência sanitária no Brasil

Melhora no cenário epidemiológico justificou tomada de decisão

Por Da Redação
Ás

Ministro da Saúde assina portaria para encerrar emergência sanitária no Brasil

Foto: Reprodução

O fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) pela Covid-19, no Brasil, está encerrado. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou nesta sexta-feira (22), em Brasília (DF), a portaria determinando o encerramento da emergência que foi instaurada em fevereiro de 2022.

A decisão foi tomada pois o ministro entende que a taxa de vacinação no país está alta e existe capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de atender possíveis pacientes que seja diagnosticados com a doença.

A decisão começa a valer 30 dias após a publicação no Diário Oficial da União, prazo para Estado e Municípios se organizarem.  A portaria inclui pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela manutenção do uso de vacinas aprovadas para uso emergencial, como a Coronavac, cuja aplicação está associada à Espin.

“A portaria é um ato normativo simples: na portaria, nós estabelecemos um período de vacância, ou seja, essa portaria só vai vigorar a partir de 30 dias da sua publicação no Diário Oficial da União. Deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União”, disse Queiroga após a assinatura.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra queda de mais de 80% na média móvel de casos e óbitos pela Covid-19, em comparação com o pico de casos causado pela variante Ômicron no começo do ano. .

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.