• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Moraes supostamente agredido, Angus Cloud e cigana assassinada; confira retrospectiva de julho
Brasil

Moraes supostamente agredido, Angus Cloud e cigana assassinada; confira retrospectiva de julho

Veja os principais fatos do mês em 2023

Por Da Redação
Ás

Moraes supostamente agredido, Angus Cloud e cigana assassinada; confira retrospectiva de julho

Foto: Farol da Bahia

O ano de 2023 foi marcado por tensões políticas no Brasil e no mundo, operações policiais que causaram diversas mortes e repercutiram no país, mudanças climáticas, guerras e terremotos que destruíram cidades. 

Confira os principais acontecimentos em julho:

Moraes é hostilizado e tem filho agredido em aeroporto de Roma

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi hostilizado por três brasileiros no Aeroporto Internacional de Roma, na Itália. O caso aconteceu no dia 14 de julho. Na ocasião, o filho do magistrado alegou ter sido agredido por um dos envolvidos. Os agressores foram identificados como Andréia Mantovani, Roberto Mantovani Filho e Alex Zanatta.

Andréia Mantovani chamou Moraes de “bandido, comunista e comprado”. Logo depois, Roberto Mantovani Filho gritou e agrediu fisicamente o filho do ministro. Mantovani Filho chegou a acertar um golpe no rosto do rapaz. Com o impacto, os óculos do filho do ministro chegaram a cair no chão. Após a agressão, Roberto, Andreia e Alex Zanatta prosseguiram com os xingamentos.

Os acusados confirmam que houve a discussão, mas negam que a agressão tenha ocorrido. 

Até dezembro de 2023 o caso seguia em investigação.

Desenrola Brasil 

Programa de renegociação de dívidas do Governo Federal é iniciado 

Instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central a realizar operações de crédito começaram a oferecer, no dia 17 de julho, a renegociação de dívidas para a Faixa 2 do Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes (Desenrola Brasil). 

Nas duas primeiras fases do programa, 10,7 milhões de pessoas renegociaram dívidas pelo programa. Somados, os valores atingem R$ 29 bilhões.

Mundo 

Angus Cloud, ator de 'Euphoria', morre aos 25 anos

O ator Angus Cloud, conhecido por interpretar o traficante Fezco O'Neill na série "Euphoria", da HBO, morreu aos 25 anos no dia 31 de julho. O artista morreu de overdose acidental, de acordo com o escritório do legista do condado de Alameda, na Califórnia.

No comunicado, a família do ator relembrou que Angus havia perdido o pai na última semana. "Na semana passada ele enterrou o pai e lutou intensamente com essa perda. O único consolo que temos é saber que Angus agora está reunido com seu pai, que era seu melhor amigo. Angus foi aberto sobre sua batalha contra a saúde mental e esperamos que sua morte possa ser um lembrete para os outros de que eles não estão sozinhos e não devem lutar sozinhos em silêncio".

"Euphoria", com primeira temporada lançada em 2019, foi o primeiro trabalho de Angus como ator. A produção foi destaque no Emmy Awards 2022. Ele nasceu em 10 de julho de 1998, na cidade de Oakland, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Era o irmão mais velho de um total de três irmãos. 

Bahia 

Cigana é assassinada em Guaratinga 

Com apenas 14 anos, a adolescente Hyara Flor Santos Alves, de origem cigana, foi morta na cidade de Guaratinga, no sul da Bahia. O crime aconteceu no dia 6 de junho. Segundo a Polícia Militar, a jovem foi atingida abaixo do queixo por um tiro de arma de fogo. Ela foi levada para o Hospital e Maternidade Joana Moura, mas não resistiu e faleceu na unidade. 

O principal suspeito era o marido, da mesma idade, com quem Hyara tinha se casado há menos de dois meses, em 20 de maio. As primeiras informações que recebi eram de que havia sido um acidente. Porém, logo após o ocorrido, o marido fugiu junto com o pai, Amorim Júnior, e outro cigano em dois carros. Ele chegou a ser encontrado e apreendido, mas foi liberado após a conclusão do inquérito. 

As investigações da Polícia Civil concluíram que a vítima foi morta por um tiro disparado pelo cunhado dela, de 9 anos, enquanto os dois brincavam no quarto da adolescente. A sogra de Hyara foi indiciada por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, e porte ilegal de arma de fogo, porque a arma utilizada no crime pertencia à ela. 

Salvador 

Sorveteria da Ribeira está entre as 100 mais icônicas do mundo

Duas sorveterias brasileiras entraram para a seleção dos 100 mais icônicos estabelecimentos do tipo no mundo graças a qualidade de suas receitas. De acordo com a enciclopédia gastronômica TasteAtlas, divulgado no dia 21 de julho, foram contempladas nesta edição sorveterias de Cairu, em Belém (PA), e da Ribeira, em Salvador (BA).

"Cada variedade é moldada por ingredientes regionais, técnicas e influências culturais", justificou o Atlas ao elencar diversas variações da massa gelada — do gelado à dondurma. A publicação ressaltou que os estabelecimentos foram escolhidos por terem deixado "uma marca indelével no cenário global de sobremesas", por terem "aprimorado seu ofício por mais de um século" e até oferecem combinações inventivas.

A sorveteria de Salvador foi destacada pelo sorvete de tapioca como o mais interessante do cardápio. Por utilizar autêntica farinha de tapioca na massa, ela é bastante reconhecida pela variedade de gelados à base de frutas brasileiras, um de seus pontos fortes

Imagens

Reprodução/Redes Sociais

Carolina Antunes/PR

Divulgação/Governo Federal 

Reprodução/Redes Sociais

Reprodução/Redes Sociais

Reprodução/Redes Sociais

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.