Mourão rebate levantamento que aponta Lula superando Bolsonaro em 2022: 'É só especulação'
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está inelegível
Foto: Reprodução/ Senado
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) comentou nesta manhã (8) sobre a pesquisa que indicou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superaria o atual presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. Mas o general rebateu, e disse que tudo não passa de "especulação".
“Tem muita água até lá, e o ex-presidente Lula não pode ser candidato, né? Então, é assunto que é só especulação. Acho difícil anular as duas condenações que ele tem. Uma foi até a terceira instância a outra até a segunda instância, acho complicado isso aí. Pode haver parte do processo talvez, um deles ser anulado e o outro não”, disse o militar.
Lula está inelegível pela Lei da Ficha Limpa, pois tem duas condenações penais preferidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
No levantamento, feito pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) e divulgado pelo jornal Estadão, 50% dos entrevistados disseram que votariam com certeza ou poderiam votar em Lula se ele se candidatasse à Presidência. Por outro lado, 44% afirmaram que não o escolheriam de jeito nenhum.
Bolsonaro, contudo, aparece com 12 pontos porcentuais a menos no potencial de voto (38%), e 12% a mais na rejeição (56%).