MPT investiga quatro mortes por acidente de trabalho num intervalo de apenas três dias na Bahia
Dois novos inquéritos abertos pelo Ministério Público do Trabalho investigam mortes

Foto: Reprodução
O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia abriu dois novos inquéritos para investigar acidentes de trabalho que resultaram em quatro mortes em apenas três dias. Na terça-feira (8), o adolescente Wellington dos Santos de Jesus, de 17 anos, morreu enquanto operava um trator sem freio na cidade de Pedrão, a 130km de Salvador.
Na quarta-feira (9), três funcionários do Grupo Petrópolis, empresa de bebidas, morreram em um acidente envolvendo um caminhão na BR-145, próximo ao município de Itabuna. As vítimas foram identificadas como Pedro Enrique Alves dos Santos Lídio, 21 anos, Adnejar Almeida Santos Filho, 49, e José Carlos Marques de Jesus, 44.
O MPT investiga as condições de segurança nos locais de trabalho e o estado dos veículos envolvidos nos acidentes, em especial a segurança do caminhão da cervejaria e a falta de freio no trator.
Com essas duas fatalidades, o total de mortes investigadas pelo órgão em abril chega a cinco, considerando também a morte do pedreiro Gerson Brasileiro da Silva, que não resistiu aos ferimentos após cair de uma altura de 12 metros em Ipirá.
Abril Verde
Segundo o MPT, os acidentes chamam a atenção para a importância da campanha Abril Verde, promovida pelo órgão desde 2014, que busca conscientizar sobre a segurança e saúde no trabalho.
O movimento tem como referência o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril, em memória às vítimas de acidentes laborais, como a explosão de uma mina nos Estados Unidos, em 1969.