Mundo

Naim Qassem é eleito chefe do Hezbollah e sucede Nasrallah

Ex-chefe foi morto no final de setembro em uma operação israelense em Beirute

Por Da Redação
Ás

Naim Qassem é eleito chefe do Hezbollah e sucede Nasrallah

Foto: Reprodução

O Hezbollah elegeu nesta terça-feira (29) o sheik Naim Qassem para suceder Hassan Nasrallah como número 1 do grupo extremista. Qassem assumiu o comando do Hezbollah de forma inteirina após a morte de Nasrallah, no final de setembro.

"O conselho da Shura, órgão dirigente do Hezbollah, concordou em eleger o sheik Naim Qassem", afirma um comunicado divulgado pelo grupo libanês, que está em guerra contra Israel.

Nasrallah morreu após um ataque aéreo de Israel contra instalações em Beirute em 27 de setembro. Ele era o chefe do grupo extremista desde 1992, e o principal rosto do grupo. Na ocasião, Israel confirmou que o bombardeio tinha como missão a sua morte. Desde então, Qassem era um dos cotados a assumir, junto com Hashem Safieddine --que teve morte confirmada em 23 de outubro.

Sobre Qassem

Nascido em 1953 em Beirute, numa família do sul do Líbano, o ativismo político de Qassem começou no Movimento Xiita Libanês Amal. Ele deixou o grupo em 1979 após a Revolução Islâmica do Irã, que influenciou o pensamento político de muitos jovens ativistas xiitas libaneses.

Qassem participou das reuniões que levaram à formação do Hezbollah, estabelecido com o apoio da Guarda Revolucionária do Irã em resposta à invasão israelense do Líbano em 1982.

Ele tem sido o coordenador geral das campanhas eleitorais parlamentares do Hezbollah desde que o grupo disputou pela primeira vez em 1992.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.