Não é obrigatório vacinar 100% da população contra Covid-19, diz Ministério da Saúde
Segundo a pasta, país deverá contar com 140 milhões de doses do imunizante
Foto: Anderson Riedel/PR
O secretário executivo do Ministério da Saúde, coronel Élcio Franco, disse, durante uma entrevista coletiva na sexta-feira (9), que não há obrigatoriedade de se vacinar toda a população do país para conter a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
“Para se conter uma doença, não é obrigatório que se haja a vacinação de 100% da população. Cito como exemplo a vacina de Influenza, quando adquirimos anualmente 90 milhões de doses e realizamos a cobertura vacinal dos grupos de risco”, disse.
“Esses grupos estão sendo definidos por uma câmara técnica, com a comunidade científica, com os técnicos, que estão identificando os grupos prioritários, que serão aqueles que serão vacinados. Dessa forma, estaremos oferecendo segurança para a população, a vacina é para todos. Todos os Estados brasileiros, o Distrito Federal e vai chegar a todos os nossos municípios”, concluiu.
Na última quinta-feira (8), o Ministério da Saúde anunciou que o País deverá contar com 140 milhões de doses da vacina contra o coronavírus até o primeiro semestre do ano que vem.Por meio do programa Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde, serão recebidas cerca de 40 milhões de doses para 10% da população, o que equivale a cerca de 20 milhões de pessoas.