Nova CNH entra em vigor no Brasil e promete mais segurança contra fraudes
Um dos pontos que não mudará, é o tempo de validade do documento, que se mantém em 10 anos
Foto: Divulgação/Contran
A partir desta quarta-feira (1º), a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a valer em todo o Brasil e promete dar mais segurança contra fraudes. É importante pontuar que o documento mantém os dados biográficos e foto do condutor em versão física ou digital.
O que muda na CNH é a parte inferior do documento, que exibia os campos Observações, Assinatura do Portador, Local e Data de Emissão. Deste modo, o campo de Observações foi movido para baixo e, em seu lugar, ficou uma tabela de veículos para identificar a categoria do condutor.
Na parte de cima, o documento conta com novo layout e o campo da Assinatura do Portador passou para debaixo da foto do motorista.
De acordo com a resolução do Contram, tintas especiais serão fluorescentes, anti-scanner e com reação a luz UV, como formas de prevenir fraudes. Além de uma série de novos dispositivos de segurança.
Um dos pontos que não vai mudar é a validade e o limite de pontos, que continuarão exatamente iguais. A validade é de 10 anos para condutores com menos de 50 anos. Quem tiver 50 anos ou mais, deve renovar a habilitação a cada 5 anos e, os condutores com mais de 70 anos, a cada 3 anos.
A nova CNH é obrigatória?
Não é imediatamente obrigatória, mas a troca vai acontecer automaticamente quando o condutor for renovar o documento ou emitir uma segunda via.