Novo projeto aprovado pela Câmara permite que provas de concursos públicos sejam feitas online
Proposta é valida para seleção de cargos em órgãos federais
Foto: Reprodução
A Câmara dos Deputados aprovou nessa quinta-feira (04), uma proposta de lei geral para concursos públicos em órgãos federais. A nova regra passa a permitir que as provas aplicadas sejam online. O texto segue para aprovação do Senado.
O projeto estabelece regras para todas as etapas de seleção deixando livre que os estados e municípios estabeleçam normas próprias.
Os métodos de avaliação válidos inclui prova escrita, objetiva ou dissertativa, provas orais de conhecimentos gerais, elaboração de documentos, simulação de tarefas próprias ao cargo concorrido e testes psicológicos.
As avaliações também poderão ser feitas a distância, on-line ou por plataformas eletrônicas com acesso individual seguro. As regras específicas deverão ser definidas após consulta pública e observação de padrões de segurança da informação.
O projeto proíbe em qualquer fase ou etapa do concurso, a discriminação por idade, sexo, estado civil, condição física, deficiência, etnia, naturalidade, proveniência ou local de origem