Número de inadimplentes no Brasil registra queda, aponta Serasa
Em maio, houve uma redução de 1,20% em relação a abril
Foto: Agência Brasil
Após dois meses de alta, o principal indicador de inadimplência do Brasil volta a registrar queda. Segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa, o mês de maio apresenta 72,5 milhões de brasileiros inadimplentes, uma redução de 1,20% em relação a abril.
A queda, em maio, representa menos 884 mil nomes no cadastro de negativação. Ainda assim, o total de inadimplentes ainda é maior do que no início do ano, quando a situação afetava 72,07 milhões de pessoas.
A pesquisa aponta uma queda de 1,3 milhão no número total de débitos dos brasileiros. Ao todo, são 273 milhões de dívidas, que somadas alcançam a cifra de R$394 bilhões.
Segundo a gerente da plataforma Serasa Limpa Nome, Aline Maciel, entre as possíveis razões para o recuo do indicador está o pagamento do primeiro lote de restituição do imposto de renda.
No fim de maio, a Receita Federal injetou R$ 7,5 bilhões na economia brasileira, contemplando mais de 4,1 milhões de contribuintes.
De acordo com dados apresentados no Mapa, os bancos e cartões de crédito são os principais motivadores do endividamento dos brasileiros. Apesar de acompanharem a queda geral em maio, os dois correspondem a 29,07% das dívidas.