Nunes Marques se manifesta contrário a solicitação de Bolsonaro para retirada de Moraes do caso do possível golpe
Até agora, total de votos dos ministros estão a mesma linha de raciocínio, ficando somente a posição de André Mendonça
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF
O ministro Kassio Nunes Marques, membro do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou contra o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para que o ministro Alexandre de Moraes fosse retirado da relatoria dos casos que tratam sobre o plano de golpe de 2022 e os casos contra a democracia que aconteceu em 8 de janeiro. Até agora, a totalidade os votos dos ministros seguem na mesma linha de raciocínio, faltando somente o voto de André Mendonça.
No discurso, Kassio Nunes Marques salientou que a retirada de um juiz só é necessária se ele ou pessoas relacionadas a ele possuírem um interesse focado na conclusão do processo, o que não se adota no caso levantado.
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, já tinha recusado uma solicitação parecida de Bolsonaro em fevereiro, declarando que as alegações apresentadas não representam situações que comprometessem o desenvolvimento de Moraes. A defesa de Jair Bolsonaro alegou que Alexandre de Moraes era uma das principais vítimas das apurações em andamento. Porém, Barroso assegurou que a mera argumentação de que Moraes seria alvo das ações não é bastante para fundamentar sua expulsão da relatoria.
A Procuradoria-Geral da República ainda expôs em concordância com a colocação de Barroso, ressaltando que os ataques apontam para às instituições e não a uma pessoa distinta.