Mundo

ONU alerta para perigo em usina ucraniana tomada pela Rússia

Peritos devem visitar local para reforçar segurança

Por Da Redação
Ás

ONU alerta para perigo em usina ucraniana tomada pela Rússia

Foto: Divulgação/IAEA

O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Rafael Mariano Grossi, disse nessa segunda-feira (6), durante pronunciamento ao Conselho de Governadores da agência, que há um “risco claro e presente para a segurança e salvaguardas” na usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, que atualmente está sob controle da Rússia.

Ele disse ainda que “pelo menos cinco dos sete pilares indispensáveis ​​da segurança e proteção nuclear foram comprometidos no local”. No pronunciamento, Grossi reiterou que estava “trabalhando ativamente para combinar, organizar e chefiar uma missão internacional liderada pela AIEA” para a usina, com objetivo de “realizar o trabalho essencial de segurança, proteção e salvaguardas nucleares".

A usina nuclear de Zaporizhzhia está sob controle russo desde o início de março. “O local da central nuclear de Zaporizhzhia na Ucrânia permanece sob o controle das forças russas. Expressei repetidamente minha grande preocupação com as condições de trabalho extremamente estressantes e desafiadoras sob as quais a administração e a equipe ucraniana estão operando a fábrica”, disse Grossi.

“A situação na central nuclear de Zaporizhzhia não apenas levantou preocupações humanitárias sérias e urgentes, mas também é um risco claro e presente para a segurança, proteção e salvaguardas na usina nuclear”, completou. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.