Oposição deve protocolar novo pedido de impeachment contra Moraes
Parlamentas querem entregar pessoalmente documento a presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta segunda (9)
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
Parlamentares da oposição devem apresentar, nesta segunda-feira (9), mais um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O requerimento deve ser protocolado no Senado, às 16h.
O desejo dos opositores é apresentar o documento pessoalmente ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), porém, a agenda não foi confirmada pela assessoria do senador.
No último sábado, feriado de 7 de setembro, o ex-presidente Jair Bolsonaro participou de ato na Avenida Paulista, em São Paulo, pedindo o afastamento de Moraes. Bolsonaro chamou o ministro de “ditador” e afirmou esperar que o Senado “bote um freio” no magistrado.
Atualmente, tramitam no Senado ao menos 47 pedidos que miram Moraes. O novo pedido é motivado pela divulgação, pelo jornal Folha de S. Paulo, de que o setor de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teria sido demandado de forma não oficial para investigar bolsonaristas.
Em nota, o ministro afirmou que os procedimentos foram “oficiais, regulares e estão devidamente documentados nos inquéritos e investigações em curso no STF”.
A iniciativa ganhou força principalmente depois que o ministro determinou a suspensão da rede social X, antigo Twitter, no Brasil. Segundo parlamentares da oposição, a suspensão da rede social no país atenta contra a liberdade de expressão.