Artigos

Os dilemas do crescimento empresarial

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Os dilemas do crescimento empresarial

Foto: Pexels/Pixabay

A literatura e a prática valorizam bastante o crescimento empresarial como estratégia. Ganhar market-share por meio de novos mercados e produtos ou vendendo mais para os clientes atuais são sempre estratégias receitadas como importantes para obter desempenho superior.

Estratégias de Crescimento

É natural que, se a empresa tem um cenário externo de muitas oportunidades e tem muitos pontos fortes em relação aos concorrentes, a macroestratégia seja mesmo o crescimento. Mesmo que isso não seja uma estratégia deliberada, o crescimento pode ocorrer de forma natural e não planejada, pois os clientes pedem mais produtos pois a empresa está tendo uma boa aceitação pelo mercado

Há também o crescimento como estratégia deliberada por exemplo quando os fundos de private equity escolhem uma empresa que possa consolidar o setor e, para isso, adotam uma estratégia de crescimento por aquisição. Esse é o caso de grandes grupos em setores como farmácias, supermercados, academias de ginástica, universidades, laboratórios de análises clínicas, hospitais, produtos de beleza, produtos de higiene pessoal, dentre tantos outros exemplos, e até mesmo de padarias. Nesse meio de caminho os pequenos que conseguiram vender o controle se saíram melhores do que os que resistiram à venda ou encerrar o negócio antes da situação ficar pior e acabaram amargando grandes prejuízos. Os que sobreviveram provavelmente encontraram nichos não explorados pelas grandes empresas.

Nesses casos de consolidação há que considerar que o principal determinante do desempenho é o tamanho da empresa, que aumenta o poder de barganha com clientes e fornecedores, e gera ganhos de eficiência por meio da diluição do custo da estrutura administrativa e comercial e até de operações. Isso ainda ajuda a acessar recursos mais baratos para financiar as operações para expansão de instalações, novos negócios ainda deficitários no início, e para capital de giro, considerando o ciclo de caixa desfavorável.

Confira a coluna na íntegra aqui

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.