Para debater novos ministérios, Lula deve se reunir com Arthur Lira ainda esta semana
O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, e os indicados Silvio Costa Filho e André Fufuca também devem participar da reunião
Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir, ao longo da semana, com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para, juntos, debaterem o novo desenho da Esplanada dos Ministérios, que acomodará partidos do Centrão.
O movimento é uma estratégia para tentar a obtenção de mais votos favoráveis ao governo na Câmara dos Deputados. Além de Lira, o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), e os indicados aos ministérios Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) também devem participar da reunião, que pode acontecer na próxima terça (15) ou quarta-feira (16).
Há mais de um mês, a expectativa pelo retorno de Lula tem sido aguardada desde a reunião ocorrida em 7 de julho. Nela, o nome de Fufuca foi indicado pelo partido Progressistas para liderar o Ministério do Desenvolvimento Social, enquanto Silvio Costa Filho foi a indicação do partido Republicanos para o ministério do Esporte. No entanto, essas pastas são consideradas "sensíveis" pelo presidente, que está procurando alternativas para apresentar às siglas. Enquanto isso, os partidos já sinalizaram nos bastidores que não aceitarão ministérios considerados de menor relevância.