Eleições

Bruno Reis, do União Brasil, é reeleito prefeito de Salvador no primeiro turno

Candidato teve 78,02% dos votos válidos e derrotou Kléber Rosa com 11,16%

Por Ane Catarine Lima
Ás

Atualizado
Bruno Reis, do União Brasil, é reeleito prefeito de Salvador no primeiro turno

Foto: Farol da Bahia

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), foi reeleito em primeiro turno neste domingo (6). Com 74,03% das urnas apuradas, às 18h44, já é possível consolidar a vitória dele. Bruno governará a capital baiana ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) em mais um mandato de quatro anos. A posse será realizada em janeiro de 2025.

Kleber Rosa (PSOL) conseguiu até o momento 11,16% dos votos válidos apurados, enquanto o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) tem 10,23%.

Leia também:  ACM Neto comemora reeleição do sucessor Bruno Reis em Salvador: 'respeita o povo dessa cidade'


Perfil 

Bruno Reis nasceu em Petrolina (PE), tem 47 anos, é casado, pai de quatro filhos e advogado, com pós-graduação em Gestão Pública e mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social. Sucessor de ACM Neto, venceu a eleição para a prefeitura de Salvador em 2020, no primeiro turno, com 779.408 votos.

Já vice-prefeita Ana Paula Matos nasceu em Salvador, tem 46 anos, é advogada e também casada. Ambos fazem parte da coligação “Salvador não pode parar”, composta pelos partidos DEM, PDT, MDB, Republicanos, Solidariedade, Cidadania, PL, PSL, PSC, Patriota, PSDB, PV, DC, PMN e PTB.

Eleição na Bahia

A população de Salvador é de 2.418.005 pessoas, conforme o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para as eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a capital baiana contou com 1,97 milhão de eleitores aptos a votar, representando cerca de 18% do eleitorado da Bahia, que totaliza 11,28 milhões de pessoas.

Nos 417 municípios baianos, 1.139 políticos concorreram ao cargo de prefeito e prefeita, como também de vice-prefeito (a). Além disso, 32.624 disputaram o cargo de vereador (a). 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.