Política

Paraná Pesquisas: desaprovação ao governo Lula registra alta e chega a 47%

Instituto ouviu 2026 eleitores entre os dias 24 e 28 de janeiro

Por Da Redação
Ás

Paraná Pesquisas: desaprovação ao governo Lula registra alta e chega a 47%

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os dados mais recentes do Instituto Paraná Pesquisas revelam uma piora na avaliação do governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, 48% dos entrevistados afirmaram aprovar a gestão do petista durante o terceiro mandato. Em março de 2023, esse índice estava em 54,4%.

Essa redução representa uma queda de 6,4 pontos percentuais, superando a margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Por outro lado, a desaprovação do governo Lula atingiu 47%, o que corresponde a um aumento de 9,8 pontos percentuais em relação a março de 2023, quando estava em 38%.

O percentual de entrevistados que não souberam ou não responderam foi de 4,1% neste ano, comparado a 7,6% em 2023. A queda na aprovação refletiu a oscilação negativa dos eleitores que consideram a administração de Lula como "ótima" (de 12,4% no ano passado para 11,9% neste ano) e "boa" (de 25,4% para 21,9%), além dos aumentos nas avaliações "ruim" (de 8,3% para 10,1%) e "péssima" (de 22,9% para 29,8%).

Os números revelam que a região Nordeste continua sendo um reduto de apoio a Lula. Entre os nordestinos, 59,9% dos entrevistados aprovam a gestão do petista, enquanto 37,2% desaprovam. 

O Paraná Pesquisas ouviu 2026 eleitores em 26 Estados e no Distrito Federal entre os dias 24 e 28 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais e para menos. a taxa de confiança é de 95%.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.