• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Parcelado sem juros aumenta valor de crédito direto ao consumidor, diz Campos Neto
Economia

Parcelado sem juros aumenta valor de crédito direto ao consumidor, diz Campos Neto

Segundo o presidente do BC, sistema de crédito direto ao consumidor poderia ser “o grande viabilizador do consumo”

Por Da Redação
Ás

Parcelado sem juros aumenta valor de crédito direto ao consumidor, diz Campos Neto

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que o parcelamento sem juros no cartão de crédito no Brasil faz com que as instituições financeiras elevem os juros cobrados no crédito direto ao consumidor (CDC). De acordo com  ele, se a situação fosse contrária, o endividamento poderia ser menor. “O parcelado sem juros no Brasil corresponde a 15% de todo o crédito do Brasil. Nos últimos anos, saltou de 5% a 7% para 15%. Você tem um produto ligado a cartão de crédito, que é 15% do crédito. Quando pega o CDC, era 5% e foi para 6%. Ou seja, o crédito ligado ao consumo está ligado ao parcelado sem juros do que o crédito ligado ao consumidor”, disse na manhã desta quarta-feira (22).

“Nos outros países é ao contrário. Como o parcelado é sem juros e a inadimplência não é baixa, a gente tem que entender que o banco transfere o custo do produto. Pode ser que ele aumente os juros em outro produto. Pode ser que o parcelado sem juros esteja inibindo o crescimento do CDC”. Campos Neto seguiu dizendo que o CDC poderia ser “o grande viabilizador do consumo que está basicamente parado há muitos anos”.

“O consumidor está pagando os juros de um produto que não tem. Então, a gente poderia ter uma situação contrária, menos parcelado sem juros e muito mais crédito ao consumidor com juros mais baixos, que no final das contas teria um efeito contrário”, afirmou. O CDC é um tipo comum de crédito ofertado pelos bancos de forma menos burocrática, com o intuito de facilitar o crédito. O pagamento pode ser feito no crediário ou com alguma forma de financiamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.