• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Pesquisa mostra as perguntas sobre notícias falsas mais buscadas no Brasil nos últimos 12 meses
Brasil

Pesquisa mostra as perguntas sobre notícias falsas mais buscadas no Brasil nos últimos 12 meses

Pesquisas sobre notícias falsas subiram 30% no Brasil nos últimos 12 meses

Por Da Redação
Ás

Pesquisa mostra as perguntas sobre notícias falsas mais buscadas no Brasil nos últimos 12 meses

Foto: Pexels

De acordo com um levantamento exclusivo do Google Trends publicado pelo g1 neste domingo (2), "o que é fake news?", "Como combater e identificar essas mentiras?", "Quais são as consequências das notícias falsas e como evitá-las?", são algumas das perguntas sobre fake news mais buscadas e com maior crescimento de procura no Google nos últimos 12 meses. 

Segundo o estudo, pesquisas sobre notícias falsas subiram 30% no Brasil nos últimos 12 meses em comparação com o mesmo período anterior. As buscas aumentaram principalmente entre setembro e novembro do ano passado, período marcado pelas eleições.

Além disso, as buscas pelo Fato ou Fake, iniciativa de checagem de mensagens falsas do Grupo Globo, dobraram (+100%) no Brasil no mesmo período. O interesse de busca por "checagem de fatos" também subiu nesse período no Brasil: a alta foi de mais de 40%.

Os dados do Google Trends ainda apontam que campanhas eleitorais e certos momentos da pandemia da Covid-19 foram os períodos com mais pesquisas pelo assunto "fake news" no Google no Brasil desde 2004, início da série histórica. Outubro de 2018 foi o mês com o maior interesse de busca.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.