Brasil

Pesquisadores encontram fóssil de quase 12 mil anos em Goiás

Carvão foi encontrado ao lado de um esqueleto

Por Da Redação
Ás

Pesquisadores encontram fóssil de quase 12 mil anos em Goiás

Foto: Acervo Projeto Serranópolis/Reprodução

Pesquisadores encontraram um fóssil de quase 12 mil anos, que pode ser um dos primeiros habitantes do cerrado goiano, em um sítio de Serranópolis, no sudoeste de Goiás. De acordo com Julio Cezar Rubin, um dos coordenadores da pesquisa, o carvão foi encontrado ao lado de um esqueleto que estava a dois metros de profundidade, próximo a outros objetos históricos, como dez crânios de mais de um século. 

Os primeiros indícios do esqueleto, conforme o professor, foram encontrados em outubro de 2022, mas os restos mortais só foram escavados cinco meses depois, em março deste ano. A escavação, que começou em dezembro de 2021, contou com a participação de mais de 20 profissionais e foi concluída em março deste ano.

Caso seja comprovada a idade do fóssil, os restos mortais humanos podem se tornar os mais antigos já encontrados no centro oeste-brasileiro, ficando na mesma faixa de outros objetos descobertos entre as décadas de 1970 e 1990. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.