• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Petrópolis: número de mortos sobe para 136 e município alerta sobre fake news
Brasil

Petrópolis: número de mortos sobe para 136 e município alerta sobre fake news

Prefeitura recomenda que população se informe por meio dos canais oficiais da cidade

Por Da Redação
Ás

Petrópolis: número de mortos sobe para 136 e município alerta sobre fake news

Foto: Tania Rego/Agencia Brasil

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil confirmaram, na noite desta sexta-feira (18), que o número de mortos vítimas das consequências das chuvas em Petrópolis, no Rio de Janeiro, subiu para 136. Além disso, o prefeito da cidade, Rubens Bomtempo, alertou sobre a disseminação de notícias falsas em relação aos impactos.

"Está cheio de fake news. Gente que não tem consideração com as pessoas, que não ama Petrópolis. Estão criando factóides. Vieram falar agora que tinha se rompido uma grande adutora, que a cidade ia ficar inundada. Isso não existe", afirmou.

Ontem (17), relatos de desabamento de uma igreja no centro da cidade e de rolamento de uma rocha na Comunidade 24 de maio circularam em redes sociais, sendo ambas notícias falsas. 

Em consequência disso, a prefeitura divulgou uma nota orientando os moradores a buscar informações em fontes seguras, como os canais oficiais da Prefeitura e veículos de imprensa confiáveis.

“Petrópolis possui jornais, canais de televisão e rádios já tradicionais, assim como páginas na internet e nas redes sociais que fazem um jornalismo sério. Por causa das chuvas de terça-feira, veículos de imprensa nacionais também estão na cidade nesta semana. Então, são muitos veículos confiáveis, e a população deve sempre buscar se informar por eles, assim como pelas redes sociais da Prefeitura. É preciso sempre tomar cuidado com as informações que chegam pela Whatsapp", afirmou o coordenador de comunicação social da prefeitura, Philippe Fernandes.

Mortes 

As chuvas que aconteceram na terça-feira (15) foram, segundo o governo do Rio de Janeiro, as piores já registradas na cidade desde 1932. Com 136 mortes confirmadas, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal seguem atuando nas buscas e na evacuação das áreas de risco.

Com a previsão de mais chuva durante o final de semana, também há preocupação com novos deslizamentos. A Defesa Civil municipal alertou os moradores, por meio de mensagem, para a possibilidade de chuva moderada a forte.

A Secretaria de Saúde também orienta as pessoas que tiveram contato com água da enchente ou sofreram de pele a ficarem atentas para possíveis sintomas. Além de atualizar as vacinas do imunizante antitetânico, que exige um reforço a cada dez anos.

Outras enfermidades leptospirose, doenças diarreicas agudas e hepatite A também estão no alerta. No entanto, até o momento, não houve notificação de casos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.