• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • PGE entra com ação criminal contra funcionária do TJBA filiada ao PT
Bahia

PGE entra com ação criminal contra funcionária do TJBA filiada ao PT

Libânia Maria chamou PM negro de 'macaco'

Por Da Redação
Ás

PGE entra com ação criminal contra funcionária do TJBA filiada ao PT

Foto: Reprodução

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) entrou nesta quarta-feira (28), com uma ação criminal no Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra Libânia Maria Dias Torres, responsável por chamar um policial militar negro de "macaco" durante uma prisão no mês de setembro. Na ação, a idosa de 64 anos estava sendo detida por agredir a companheira.

Durante a prisão, Libânia teria ofendido um dos militares com insultos racistas e foi filmada. Segundo as imagens, a agressora virou para um dos policiais, um homem negro, e chamou ele repetidas vezes de "macaco". Além do crime de injúria racial, a ação da PGE também contempla o crime de desacato a servidor público em cumprimento de suas funções, porque a idosa também agrediu o policial com um tapa no rosto.

Ela foi levada para a delegacia de Tancredo Neves, autuada por injúria e agressão e responde em liberdade. Libânia Maria Dias Torres é servidora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), que instaurou uma sindicância contra ela há cerca de um mês. Após o flagrante, o perfil do Instagram do PT da cidade afirmou que as palavras ditas não foram racismo, mas que fazem parte da  "cultura nordestina e Curaçaense, herdada de Lampião". O PT da Bahia divulgou fez pronunciamento em que rechaça a nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário