PL lança candidatura de Rogério Marinho à presidência do Senado
Ex-ministro é oposição ao atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Partido Liberal (PL) confirmou a candidatura à presidência do Senado do ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho, eleito neste ano pelo Rio Grande do Norte. A decisão de lançar um nome de oposição ao atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi divulgada nesta quarta-feira (7) e teve o aval do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
Embora a candidatura de Marinho seja vista como parte de uma estratégia para pressionar integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro afirmou que sua candidatura “não é de vingança”. No entanto, Marinho fez críticas aos ministros da Corte por supostos excessos em decisões contra bolsonaristas.
“Nossa candidatura não é contra ninguém. Não é vendeta, não é uma candidatura de vingança. É uma candidatura legítima do partido que tem o maior número de senadores desta Casa. O impeachment [de ministros do STF] está previsto na constituição brasileira”, disse Marinho, durante coletiva.
Sem citar Pacheco, Marinho disse que o presidente do Congresso não pode se omitir “na hora que a liberdade e inviolabilidade do mandato estão em jogo” e defendeu que os parlamentares têm que ter condições de se expressarem livremente.