Polícia Civil e MP realiza ação contra furto de combustíveis em dutos da Petrobras
A Operação Ratoeira já prendeu três pessoas até as 8h dessa quarta (23)
Foto: Reprodução
A Polícia Civil do RJ e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cumprem nessa quarta-feira (23) dez mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de furtar petróleo e combustível de dutos da Petrobras.
A Operação Ratoeira, que também conta da Polícia Civil do Espírito Santo, já prendeu, até as 8h de hoje, três pessoas. As ações estão sendo realizadas nos estados do Rio, Espírito Santo e Minas Gerais.
As investigações tiveram início após a prisão de dois homens em Magé, na região metropolitana do Rio, na qual dos celulares dos presos e a polícia identificou um grupo criminoso especializado em perfuração de dutos, furto de combustível e recebimento desse produto.
Os membros da organização criminosa se comunicavam por meio de um aplicativo de mensagens, onde planejavam as ações, principalmente em áreas remotas e noturnas. O grupo de mensagens instantâneas foi nomeado de “BR Ratobras”.
De acordo com a Polícia Civil, o furto de petróleo e derivados da perfuração de dutos é considerado crime de alta periculosidade social. “Além de causar prejuízos econômicos à empresa e, indiretamente, ao consumidor, cria um risco concreto de vazamentos, incêndios, explosões e danos ambientais, colocando em risco as comunidades vizinhas aos trilhos do duto e o meio ambiente”, afirma em nota.