Policiais penais apreendem facas e facões na Colônia Penal de Simões Filho
Durante a revista também foram encontrados 30 celulares e quilos de drogas nas celas, além de balanças de precisão
Foto: Divulgação/Sinsppeb
Em uma operação de revista geral realizada na última sexta-feira (25), nos pavilhões da Colônia Penal de Simões Filho, os policiais penais apreenderam 24 facas, facões e lâminas cortantes. Na revista foram encontrados também 30 celulares e quilos de drogas nas celas, além de balanças de precisão, e oito cadernos com anotações relacionadas ao comércio ilegal de drogas.
O Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinsppeb) havia alertado, em um comunicado, sobre a fragilidade da segurança no entorno das unidades prisionais do estado. A organização atribui a falta de maior fiscalização ao "estado de calamidade de segurança pública" que as unidades prisionais tem vivido. Eles ressaltam também a guerra pelo comando do tráfico de drogas, como a que ocorreu no módulo 2 na Penitenciária Lemos Brito no último domingo (20).
A sindicato alega que, constitucionalmente, a segurança dos estabelecimentos penais cabe à Polícia Penal, mas o Governo da Bahia ainda não se movimentou para criar o órgão.