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Ponte Salvador-Itaparica: ‘Até 4 de junho de 2026, a obra tem que ter começado’, diz Florence

Secretário da Casa Civil, autoridades e representantes do consórcio responsável pela obra atualizaram o estágio do projeto

Por Emilly Lima
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Atualizado
Ponte Salvador-Itaparica: ‘Até 4 de junho de 2026, a obra tem que ter começado’, diz Florence

Foto: Emilly Lima/Farol da Bahia

O secretário da Casa Civil, Afonso Florence, destacou nesta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), os avanços relacionados ao projeto de construção da ponte Salvador-Itaparica. Segundo ele, a grande vitória do governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi conseguir a formalização do contrato que marca a etapa decisiva para o início das obras, que terá 12,4 km de extensão e promete beneficiar mais de 10 milhões de baianos.

O chefe da pasta também destacou que a obra deve ser iniciada até o dia 4 de junho de 2026, quando completa um ano de assinatura do contrato. “A grande vitória do governo Jerônimo foi conseguir o primeiro termo aditivo com a autorização do Tribunal Municipal Contas, que os técnicos, inclusive, estão aqui presentes, e do Ministério Público de Contas. Então, aquele contrato de 2020 com as contas, digamos, os preços de 2019, foi esperado e nós temos um contrato assinado em 4 de junho de 2025. A previsão de início de obra é de até um ano, ou seja, pelo contrato, até 4 de junho de 2026 a obra tem que ter começado, disse em entrevista à imprensa.

A apresentação do projeto também reuniu a presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), o líder da bancada governista, deputado Rosemberg Pinto (PT), o diretor de planejamento da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Mateus Dias, além de representantes do consórcio responsável pela obra.

Segundo Florence, atualmente o projeto passa por etapas de avaliação ambiental do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). “O estágio atual é de apreciação no INEMA, com pedido de autorização ambiental para a plataforma linear provisória e de autorização ambiental para a dragagem do acesso ao porto porque garante segurança para o tráfego marítimo portuário”, pontuou.

Ele também reforçou que a ponte faz parte de um projeto viário mais amplo, que terá papel estratégico no desenvolvimento da Bahia. “A obra é só uma parte de um grande sistema viário, que é o sistema viário oeste, o SVO, que permitirá que Salvador expanda na região metropolitana, agora no sentido ilha”, acrescentou.

De acordo com o secretário, além da construção da ponte, o projeto também vai contar com estruturas que visam facilitar a locomoção de pedestres e veículos entre municípios da Bahia. 

“A região metropolitana só tem um grande eixo logístico. Salvador só tem a BR-324. Agora terá o sistema viário oeste, a ponte, uma estrutura fundamental, mas depois em paralelo à construção da ponte haverá a duplicação da ponte do Funil, da BA-001 até Santo Antônio de Jesus, a duplicação de Santo Antônio de Jesus até Castro Alves, até Paraguaçu. Então, isso permitirá o beneficiamento de aproximadamente 10 milhões de pessoas”, afirmou.

Estrutura da obra

Segundo Florence, o processo de construção terá duração estimada de 60 meses e será dividido em quatro trechos:

Trecho 1 – Acessos em Salvador
O primeiro trecho compreende os acessos viários na capital. Ele inclui estruturas entre a Calçada e Água de Meninos, compostas por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa. A escolha desse local foi definida após estudo de tráfego, considerando a capacidade de absorver o fluxo de veículos da ponte sem sobrecarregar a região.

Trecho 2 – Ponte Salvador-Itaparica
O segundo trecho é a própria ponte, considerada um dos marcos da engenharia no estado. A estrutura terá três faixas por sentido e contará com uma barreira moderna de segurança para organizar o tráfego conforme a demanda. O vão principal terá 85 metros de altura e 480 metros de extensão, projetado para atender ao tráfego marítimo dos próximos 50 anos, incluindo os maiores navios do mundo. O dimensionamento seguiu normas internacionais e as diretrizes da Marinha.

Trecho 3 – Acessos em Vera Cruz
O terceiro trecho prevê a construção de uma nova rodovia expressa em Vera Cruz, com 22 quilômetros de extensão. Essa via vai conectar a ponte, na região de Mar Grande, até as proximidades de Caixa-Pregos, garantindo fluidez no tráfego da BA-001 e maior segurança para os moradores da região.

Trecho 4 – Duplicação até a ponte do Funil
O quarto trecho prevê a duplicação de 8 quilômetros da BA-001, entre Caixa-Pregos e a ponte do Funil. O sistema rodoviário contará ainda com duas praças de pedágio, uma na cabeceira da ponte e outra próxima à ponte do Funil, ambas em Vera Cruz.

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