Por ligação, Lula e Macron discutem democracia, combate à pobreza e Jogos Olímpicos
Primeira-dama, Janja da Silva, representará o Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron, na tarde de segunda-feira (22). Durante o diálogo de aproximadamente 30 minutos, os líderes discutiram temas como a valorização da democracia, combate à fome e pobreza, as eleições na França e os Jogos Olímpicos.
Lula parabenizou Macron pelo sucesso das forças democráticas no segundo turno das eleições francesas e desejou êxito na formação do novo governo, ressaltando a França como um exemplo de liberdade democrática, direitos humanos e cultura para os brasileiros. Macron, por sua vez, desejou sucesso ao Brasil na organização da Cúpula do G20 e da COP30.
O presidente brasileiro convidou Macron para uma reunião de líderes democráticos prevista para 24 de setembro, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, para discutir estratégias de combate aos extremismos e à violência política.
Lula também informou a Macron que a primeira-dama, Janja da Silva, representará o Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, na próxima sexta-feira (26). Macron expressou honra pela presença de Janja e garantiu que a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, a receberá com toda a atenção.