Prêmio de fotografia mostra impacto da poluição na vida marinha

Ocean Photography Awards seleciona imagens sobre a vida marinha em 8 categorias

Por Da Redação
Ás

Prêmio de fotografia mostra impacto da poluição na vida marinha

Foto: Ocean Photography Awards | Steven Kovacs

A fotografia de um peixe tentando comer um filtro de cigarro foi destaque deste ano do Ocean Photography Awards, prêmio dedicado ao mar e à vida marinha. Além dessa, a imagem de um cavalo-marinho preso a uma máscara também ganhou destaque na premiação, que conta com oito categorias: oceano, conservação, aventura, exploração, novo, escolha popular, portfólio coletivo e Fifty Fathoms Fifty. 

Além de impressionantes imagens sobre o fundo do mar, neste ano a premiação também refletiu sobre a poluição dos mares. Na categoria “Conservação”, a foto tirada por Kerim Sabuncuoglu ficou em primeiro lugar. A imagem retrata uma enguia enrolada em uma linha de pesca abandonada. Segundo o autor, a enguia havia mordido o anzol de uma linha de pesca abandonada no mar, e enquanto tentava escapar acabou se enrolando ainda mais.

Já a foto feita no canal de Saltstraumen, na Noruega, ficou com o segundo lugar na categoria. A imagem feita por Galice Hoarau mostra uma gaivota morta presa a uma linha de pesca no fundo do mar. Segundo Hoarau, Saltstraumen é um dos lugares com maior biodiversidade do mundo, contudo a pesca é permitida na região, o que impacta na vida marinha.

Na categoria “Oceano”, o primeiro lugar ficou com a imagem da fotógrafa Aimee Jan, de uma tartaruga verde cercada por peixes vidro. Ela retrata uma das quatro espécies de tartarugas encontradas no recife de Ningaloo, na Austrália.

"Estávamos fazendo um mergulho livre no fundo do recife quando um dos meus amigos do trabalho me chamou e disse que havia uma tartaruga sob uma saliência em um cardume de peixes de vidro, cerca de 10 metros abaixo", contou Aimee Jan ao site do prêmio. "Quando mergulhei para olhar, os peixes separaram-se perfeitamente em volta da tartaruga e foi isso que eu vi. Eu disse à ela [tartaruga]: acho que acabei de tirar a melhor foto da minha vida", disse Jan.

Henley Spires, autor da imagem que levou o segundo lugar na categoria retratou o mergulho violento de albatrozes em busca de comida. Segundo o autor, as aves só aguentam o impacto com a água devido aos sacos de ar que possuem na cabeça e no peito. Matty Smith conseguiu retratar o primeiro mergulho de um filhote de tartaruga-de-pente. Segundo Smith, o animal que media apenas 3,5 cm de comprimento havia saído de um ovo minutos antes juntamente com cerca de 100 outros filhotes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.