• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Presidente da Ucrânia agradece conselheiros da ONU por votos contrários à ação militar russa
Mundo

Presidente da Ucrânia agradece conselheiros da ONU por votos contrários à ação militar russa

Brasil foi mencionado por Volodymyr Zelensky em postagem de agradecimento no Twitter

Por Da Redação
Ás

Presidente da Ucrânia agradece conselheiros da ONU por votos contrários à ação militar russa

Foto: SOPA Images/Getty Images

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu, em sua conta no Twitter, na sexta-feira (25), aos 11 países — inclusive o Brasil —  integrantes do Conselho de Segurança da ONU que votaram a favor da resolução contrária às ações militares da Rússia contra o governo ucraniano. 

Integrante temporário do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil votou a favor da resolução. Segundo o New York Times, o embaixador brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho, condenou a agressão da Rússia, em seu discurso, e disse que o país [Brasil] buscou, durante as negociações de última hora, fazer alterações no texto da resolução para “equilibrar” a linguagem e deixar espaço para a diplomacia.

"As preocupações de segurança manifestadas pela Federação Russa nos últimos anos, particularmente em relação ao equilíbrio estratégico na Europa, não dão à Rússia o direito de ameaçar a integridade territorial e a soberania de outro Estado", disse o embaixador brasileiro durante o discurso da votação.

Além do Brasil, os outros 10 países que votaram a favor da resolução foram: Albânia, Estados Unidos, França, Gabão, Gana, Irlanda, México, Noruega, Quênia e Reino Unido. Três países se abstiveram do voto: China, Emirados Árabes e Índia. 

A Rússia foi o único país a votar contra a resolução, fazendo com que a decisão fosse vetada. O voto da Rússia tem o poder veto, visto que o país ocupa uma cadeira permanente no Conselho de Segurança - todos os países (China, França, Reino Unido, Estados Unidos) têm direito a vetar as resoluções votadas.

O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países membros das Nações Unidas. Deste total, dez assentos são rotativos (temporários), e cinco são permanentes – estes são os que têm direito a veto.

“Grato a todos os membros do Conselho de Segurança da ONU que votaram para parar o ataque traiçoeiro da Rússia à Ucrânia e à Carta das Nações Unidas. O veto da Rússia é uma mancha de sangue em sua placa no Conselho de Segurança, no mapa da Europa e no mundo. A coalizão antiguerra deve agir imediatamente”, publicou o presidente da Ucrânia no Twitter.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.