Presidente Lula se encontra com presidente da Câmara em meio a impasse sobre PL das Fake News
Encontro discute relação do governo com a Câmara e possibilidade de adiamento da votação do projeto de lei
Foto: Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na manhã desta terça-feira (2) o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para uma reunião a sós no Palácio da Alvorada. Embora a votação do Projeto de Lei das Fake News esteja prevista para hoje e esteja enfrentando crescente oposição, aliados de Lula afirmam que o encontro já estava agendado desde a semana passada para discutir a relação do governo com a Câmara. A reunião não consta na agenda oficial de Lula.
Lira deve se reunir com líderes partidários após o encontro com Lula para tomar uma decisão sobre a votação do projeto, que pode ser adiada diante das chances de rejeição pelo plenário. O relator do projeto, Orlando Silva (PC do B-SP), também deve se reunir com seus pares.
A urgência da proposta foi aprovada na última terça-feira (25) por 238 votos a favor e 192 contrários e acordo feito na ocasião entre líderes partidários prevista a votação nesta terça. Entretanto, ao longo da semana, o projeto enfrentou resistência crescente da oposição e da bancada evangélica, aumentando o risco de rejeição.
Além disso, a articulação política do governo vem sendo criticada pela Câmara, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, sendo duramente criticado por Lira em entrevista ao jornal O Globo. Lira disse que o ministro é um "sujeito fino e educado", mas que vem enfrentando dificuldades. "Não tem se refletido em uma relação de satisfação boa. Talvez a turma precise descentralizar mais, confiar mais. Se você centraliza, prende muito", afirmou o presidente da Câmara.