Pressionado pelo MST, governo Lula cede cargos e não consegue conter invasões

Nos últimos dias, grupo ocupou sedes do Incra em 12 estados

Por Da Redação
Ás

Pressionado pelo MST, governo Lula cede cargos e não consegue conter invasões

Foto: Divulgação

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) intensificou sua ofensiva de ocupações na segunda-feira (17), com protestos em sedes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 12 estados. Pressionado, o governo Lula cedeu ao grupo e trocou na terça-feira (18) mais postos regionais do instituto. A informação é do jornal O Globo. 

Visando evitar danos ao Congresso Nacional, no entanto, ministros se posicionaram contra o movimento e criticaram as ações. Responsável pela área, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, condicionou a continuidade do programa de reforma agrária à desocupação das propriedades. 

“A minha opinião é que essa jornada de luta já acabou. Estamos solicitando as retiradas, para aceitar o programa de reforma agrária. O nosso condicionante é esse. O governo já tem compromisso com a reforma agrária. Tem programas a apresentar. E esse tipo de ação nessa direção não muda nada”, disse o ministro ao jornal. 

Nos últimos dias, além de ocupar sedes do Incra em 12 estados, o MST invadiu fazendas em Pernambuco, uma área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no estado e outra da empresa Suzano no Espírito Santo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário