Brasil

PRF prende traficante internacional russo de animais silvestres no RJ

Prisão ocorreu na BR-116, altura de Seropédica

Por Da Redação
Ás

PRF prende traficante internacional russo de animais silvestres no RJ

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um biólogo russo que fazia tráfico internacional de animais para fins científicos (biopirataria) na madrugada desta sexta-feira (18), na BR-116, altura do município de Seropédica, no estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, o traficante foi preso com cerca de 200 animais vivos, sendo 50 aracnídeos de espécies variadas, 80 besouros, 25 sapos e 20 lagartos. De acordo com a PRF, os animais estavam na bagagem de mão do traficante. 

A PRF informou ainda que o criminoso “não possuía passaporte original consigo, pois o documento já havia sido retido pela Polícia Federal em São Paulo, quando foi preso no início deste ano”. Após a abordagem, o traficante confessou que levaria os animais para a Rússia, com finalidade de pesquisa.

Ainda segundo a polícia, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que o homem preso é  “um conhecido traficante russo”. A corporação destacou também que o Brasil é o país com maior diversidade biológica do planeta. Os aracnídeos são um dos animais mais procurados pelo tráfico de animais silvestres e sua venda pode movimentar milhões de dólares por ano. “Isso porque compradores de diversas regiões do planeta se dispõem a pagar quantias bem altas por um único exemplar considerado raro, ou que tenha um atributo diferente dos demais”, explicou a PRF.

A ocorrência foi enquadrada na Lei de Crimes Ambientais e o traficante foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá, região portuária. Já os animais foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.