Primeira pesquisa IPEC sobre 2º turno prevê vitória de Lula com 51% dos votos totais ante 43% para Bolsonaro
Levantamento ouviu 2.000 pessoas entre os dias 3 e 5 de outubro, em 129 municípios brasileiros

Foto: Agência Brasil
De acordo com a mais nova pesquisa eleitoral IPEC, divulgada no início da noite desta quarta-feira (5), a primeira referente ao segundo turno das eleições presidenciais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve retornar ao Palácio do Planalto após 12 anos. O petista tem 51% das intenções de votos contra 43% do atual mandatário Jair Bolsonaro (PL).
A porcentagem de brancos e nulos corresponde a 4%, enquanto os indecisos são 2%. O levantamento ouviu 2.000 pessoas entre os dias 3 e 5 de outubro, em 129 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02736/2022.
Na última pesquisa IPEC antes do primeiro turno, divulgada no último sábado (1), 52% dos entrevistados afirmaram que votariam em Lula em um eventual segundo turno. Já 37% afirmaram que escolheriam Bolsonaro. Outros 8% disseram que votariam em branco ou nulo e 3% não quiseram opinar.
Primeiro turno
Como previam as pesquisas IPEC, Lula (PT) venceu o primeiro turno das eleições com um resultado esperado dentro da margem de erro, 48,43%. O candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), apesar de ter figurado em segundo lugar como mostravam os levantamentos, chegou ao final do primeiro turno com 43,2%, resultado superior ao que apontavam as pesquisas. O último resultado IPEC antes das eleições mostrava o atual mandatário com 36% dos votos.