Primeiro caso suspeito de varíola do macaco é detectado na Argentina
Suspeita foi identificada em paciente que mora em Buenos Aires e recentemente esteve na Espanha
Foto: Reprodução/Freepik
O primeiro caso suspeito de varíola do macaco foi identificado na Argentina. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde do país, no domingo (22).
Segundo comunicou o governo, o paciente com suspeita da doença mora na província de Buenos Aires. Ele viajou à Espanha entre os dias 28 de abril e 16 de maio, mas agora está isolado e apresentando bom estado clínico geral.
Conforme noticiou o portal Infobae, a ministra Carla Vizzotti disse que o diagnóstico do paciente ainda está sob investigação. Uma amostra teria sido coletada e enviada ao Laboratório Nacional de Referência INEI-ANLIS Dr. Carlos G. Malbrán para que seja feita uma análise etiológica.
“Enquanto aguardam os resultados, foi formada equipe de trabalho em conjunto com a província de Buenos Aires e a Cidade Autônoma de Buenos Aires, para coordenar ações clínicas, diagnósticas e epidemiológicas para confirmar ou descartar o caso, prestar atendimento clínico adequado e implementar todas as medidas de controle de foco para evitar uma possível transmissão”, alertou a pasta.
O detecção do caso suspeito ocorreu após o homem procurar atendimento médico na cidade de Buenos Aires no domingo, apresentando "sintomas compatíveis com a varíola do macaco", como "feridas em diferentes partes do corpo e febre".