Economia

Produção industrial cresce 2,9% em dezembro e fecha 2021 com alta de 3,9%

O mercado esperava uma elevação de 1,6% em relação a novembro e queda de 6% ante dezembro de 2020

Por Da Redação
Ás

Produção industrial cresce 2,9% em dezembro e fecha 2021 com alta de 3,9%

Foto: Reprodução/G1

A produção industrial registrou um crescimento de 2,9% em dezembro ante novembro, como informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (2). Quando comparado com dezembro do ano anterior, a produção industrial caiu 5%. O mercado esperava uma alta de 1,6% em relação a novembro e queda de 6% ante dezembro de 2020.

De acordo com a revisão do IBGE, em novembro, a produção havia ficado em 0%, interrompendo cinco meses consecutivos de queda. Por conta do resultado de dezembro, o setor está 0,9% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, no cenário pré-pandemia, e 17,7% abaixo do nível recorde, registrado em maio de 2011, afirma o instituto. 

O setor finaliza 2021 com alta de 3,9%, o primeiro positivo após dois anos. Em 2019, a queda havia sido de 1,1% e, em 2020, de 4,5%.

Mesmo com o resultado positivo, o gerente da pesquisa, André Macedo, destaca perda de ritmo da indústria ao longo de 2021, já que o ganho acumulado no primeiro semestre era de 13%. “Os resultados positivos dos primeiros meses do ano tinham relação com uma base de comparação muito depreciada, já que em 2020 houve perdas bastante intensas para a indústria”, diz.

Já o segundo semestre do ano, no qual o resultado acumulado foi de queda de 3,4%, tinha uma base de comparação mais elevada. Segundo o pesquisador, o setor ainda sofre com reflexos da pandemia no processo produtivo, como o encarecimento dos custos de produção e falta de matérias-primas. Além disso, a demanda é afetada pela inflação e pela precarização do mercado de trabalho, com salários menores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.