Produção nacional de Petróleo e Gás bate recorde em 2023

Média anual atingiu 4,344 milhões de barris por dia

Por Da Redação
Ás

Produção nacional de Petróleo e Gás bate recorde em 2023

Foto: Geraldo Falcão/Agência Petrobras

O ano de 2023 encerrou com um recorde significativo na produção média anual de petróleo e gás natural no Brasil, atingindo a marca de 4,344 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). Esse número representa um aumento notável de 11,69% em comparação com o recorde anterior, registrado em 2022. O Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural de dezembro, divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), trouxe essas informações na última sexta-feira (2).

Além do recorde geral, números históricos foram registrados nas produções individuais de petróleo e gás natural. A produção de petróleo atingiu 3,402 milhões de barris por dia (bbl/d), um aumento de 12,57% em relação a 2022. A produção de gás natural, por sua vez, alcançou 150 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), representando um crescimento de aproximadamente 8,7% em relação ao ano anterior.

Na região do pré-sal, o volume médio produzido em 2023 alcançou o patamar mais alto já registrado, totalizando 3,304 milhões de boe/d, o que corresponde a 75,18% da produção nacional.

No mês de dezembro do ano passado, a produção atingiu 4,570 milhões de boe/d de petróleo e gás natural. A produção de petróleo isoladamente foi de 3,585 milhões de bbl/d, com variações em relação ao mês anterior e ao mesmo mês do ano anterior. A produção de gás natural, por sua vez, atingiu 156,618 milhões de m³/d, mostrando variações significativas na comparação mensal e anual.

Os campos marítimos continuam sendo os principais protagonistas, representando 97,7% da produção total de petróleo e gás natural no país, distribuída em 6.546 poços. A Petrobras, seja em consórcio ou não, liderou a produção, com 88% do total, sendo que os campos operados exclusivamente pela empresa estatal contribuíram com 24,7% da produção total.

Dentre os destaques de dezembro de 2023, o campo de Tupi, na Bacia de Santos, liderou a produção de petróleo e gás natural, com médias de 804,44 mil bbl/d de petróleo e 40,01 milhões de m³/d de gás natural. O campo marítimo de Estreito, na Bacia Potiguar, destacou-se pelo maior número de poços produtores, totalizando 865 poços. A instalação com maior produção no mês foi o FPSO Guanabara, no Campo de Mero, registrando 179.380 bbl/d de petróleo e 11,63 milhões de m³/d de gás.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.