• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Produção sobe em 11 dos 26 ramos industriais em dezembro ante novembro de 2022, aponta IBGE
Economia

Produção sobe em 11 dos 26 ramos industriais em dezembro ante novembro de 2022, aponta IBGE

Apenas 11 dos 26 ramos industriais pesquisados na PIM-PF registraram crescimento

Por Da Redação
Ás

Produção sobe em 11 dos 26 ramos industriais em dezembro ante novembro de 2022, aponta IBGE

Foto: Agência Brasil

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (3), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estabilidade na atividade da indústria em dezembro ante novembro de 2022 foi marcada por um predomínio de desempenhos negativos. Apenas 11 dos 26 ramos industriais pesquisados na Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) registraram crescimento, ante 15 ramos com queda.

O IBGE aponta que as influências positivas mais importantes vieram da produção de "coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis", com crescimento de 3,4% ante novembro de 2022. A fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos cresceu 9,1% na mesma base de comparação.

"Outras contribuições positivas relevantes sobre o total da indústria vieram de produtos de metal (5,6%), de veículos automotores, reboques e carrocerias (1,3%), de confecção de artigos do vestuário e acessórios (8,0%), de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (4,7%) e de couro, artigos para viagem e calçados (6,7%)", diz a nota divulgada pelo IBGE.

Na contramão, entre os 15 ramos industriais que registraram queda na produção, o IBGE destacou "produtos alimentícios (-2,6%) e metalurgia (-5,1%)", que "exerceram os principais impactos em dezembro de 2022, com ambas interrompendo dois meses consecutivos de avanço, período em que acumularam expansão de 8,5% e 8,6%, respectivamente".

Segundo o IBGE, também houve recuos na produção de "outros produtos químicos" (-3,2%), de "máquinas e equipamentos" (-3,6%), de "indústrias extrativas" (-1,1%) e de "bebidas" (-2,8%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.