Projeto Dom Hélder Câmara já beneficiou mais de 76 mil famílias de agricultores familiares
Relatório foi divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Foto: Divulgação
De acordo com dados do Relatório de Avaliação de Impacto do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), divulgados na sexta-feira (23), a iniciativa impactou positivamente a vida de milhares de agricultores familiares do semiárido brasileiro. Desde a sua criação, em 2001, o projeto já beneficiou mais de 76 mil famílias.
As informações foram passadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Centro de Gestão e Inovação na Agricultura Familiar da Universidade de Brasília (Cegafi/UnB), durante o Seminário de Encerramento do Projeto Monitora - Assistência Técnica no PDHC: Resultados e Lições Aprendidas.
O PDCH busca reduzir os níveis de pobreza e de desigualdades no semiárido brasileiro, qualificando os produtores para que desenvolvam uma produção sustentável, estimulando a replicação de boas práticas, e tem como eixo central a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
A pesquisa foi realizada com 4.374 famílias, utilizando o método Pareamento por Escore de Propensão (em inglês: Propensity Score Matching - PSM) – com margem de erro de até 2,5% para mais ou para menos – para avaliação de 28 indicadores.
O documento também indicou que o impacto do projeto foi ainda mais promissor dentro do grupo de beneficiários que receberam fomento rural (Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, instituído pela Lei nº 12.512/ 2011 e regulamentado pelo Decreto 9.221/2017).