PSL e PT se unem 145 vezes nas eleições 2020
Especialista diz que isso acontece porque não há vínculos partidários, mas sim aliança de longas datas
Foto: Reprodução
Apesar de serem rivais no Congresso Nacional, o PSL e o PT criaram alianças pelo menos 145 vezes em todo o Brasil e vão compor a mesma chapa para os cargos de prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram analisadas pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.
Segundo o professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília Arnaldo Mauerberg Junior, isso se explica as alianças não são criadas necessariamente porque há vínculos partidários, mas por que são aliados de longas datas.
Mauerberg também apontou que o MDB segue sendo o maior aliado do PT nas eleições para prefeito, mesmo que as siglas tenham rompido, nacionalmente, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
“O MDB é o maior partido do Brasil – assim como o PT e o PSDB – e continua sendo uma grande força organizacional, está em todos os lugares. O MDB não tem adversário, é o partido da governabilidade. Tem estrutura montada, cabos eleitorais”, disse.
Por outro lado, a Novo não se coligou com nenhuma legenda porque, segundo deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG), não há proibições sobre alianças, mas o partido tende a "só coligar quem comunga dos mesmos os valores” do Novo", explicou.