• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Quantidade de brasileiros que recebem um salário mínimo está em queda, diz pesquisa
Economia

Quantidade de brasileiros que recebem um salário mínimo está em queda, diz pesquisa

Sobe número de trabalhadores que recebem mais de dois salários

Por Da Redação
Ás

Quantidade de brasileiros que recebem um salário mínimo está em queda, diz pesquisa

Foto: Agência Brasil

Embora o Brasil tenha fechado o ano de 2022 com o menor nível de desempregados desde o início de 2015, um terço dos trabalhadores brasileiros ainda vivem com rendimento menor do que um salário mínimo. Em números absolutos, são mais de 33,2 milhões de pessoas vivendo com menos do que o mínimo. A tendência, no entanto, é de melhora dos números.

Desde junho, a quantidade de trabalhadores que recebem entre meio e um salário mínimo está em queda. De lá para cá, são quase 2 milhões a menos nesta faixa de renda. Além disso, no trimestre final de 2022, o número de trabalhadores que recebem mais de dois salários mínimos bateu recorde da série histórica, chegando a 32,9 milhões de pessoas.

Especialistas ouvidos pelo portal g1 estimam que a expectativa é que esse grupo se torne a maior parcela dos trabalhadores já no próximo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo Bruno Imaizumi, economista da LCA Consultores e autor do levantamento com base nos dados da PNAD, a trajetória do mercado de trabalho deve manter a tendência de queda entre os que recebem menos que um salário mínimo, mesmo sem um aumento expressivo do número de empregados.

“O ano de 2022 foi um ano forte do ponto de vista de ocupação, mas nem tanto pelo lado da renda. Já 2023 deve ser o contrário: um aumento de renda sem tanta criação de vagas”, afirmou o economista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.