Quatro primeiros dias de Carnaval registraram 78 ocorrências que precisaram ser encaminhadas para hospitais
Dados da Sesab são entre a quinta-feira (16), até as 7h de segunda-feira (20)
Foto: Leonardo Rattes/Sesab
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou na segunda-feira (20) um balanço dos quatro primeiros dias de carnaval em Salvador e Região Metropolitana, entre a quinta-feira (16), até as 7h de segunda, que apontam o registro de 78 ocorrências nos circuitos da folia que precisaram ser encaminhadas para hospitais e unidades de saúde.
Os pacientes foram encaminhados para o HGE (47), Eládio Lasserre (7), Hospital Geral Menandro de Faria (6), Hospital Roberto Santos (5), Hospital do Subúrbio (5), Maternidade José Maria de Magalhães (3), Hospital Geral Ernesto Simões Filho (2) e Hospital Juliano Moreira (1), Hospital Ana Nery (1) e Hospital da Mulher (1).
Com um esquema especial de assistência para o Carnaval 2023, a Sesab instalou três estandes de testagem rápida nos circuitos de Salvador e Porto Seguro que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos e campanhas educativas voltadas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e doação de sangue.
Somente em Salvador, nos primeiros dias da folia, foram realizados 1.338 testes de Infecções Sexualmente transmissíveis (IST). Do total, 17 foram positivos para HIV, 107 para Sífilis, além de 4 confirmações de hepatite C e 3 para hepatite B. Todos os casos receberam encaminhamento para tratamento.
Já em Porto de Seguro foram realizados 385 testes, com três positivos para HIV e dezessete para sífilis. O trabalho de prevenção também está sendo feito com campanha para incentivar os foliões utilizarem os serviços de orientação e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis e hepatites (B e C) e, principalmente, utilizar preservativos.