Queimadas: Lula quer reunião com governadores para debater incêndios
Além de traçar ações coordenadas, presidente deve pedir esforço dos governos
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende se reunir com governadores para discutir os incêndios que estão atingindo o Brasil. Atualmente, a fumaça das queimadas já cobre 60% do território nacional, o que tem gerado críticas de adversários em relação à atuação do governo federal. Ainda não há data definida para o encontro.
Segundo assessores, o objetivo da reunião será reforçar a necessidade de um esforço conjunto, além de cobrar que os governos estaduais ajudem no combate aos incêndios. Neste momento, o Palácio do Planalto busca conciliar agendas com os estados.
Lula deve permanecer em Brasília durante a semana, mas embarca para Nova York no sábado (21), onde participará da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Crise
As queimadas foram tema de uma reunião ampliada com o presidente Lula no Palácio do Planalto, na segunda-feira (16). O encontro contou com a participação de nove ministros, entre eles Marina Silva, Rui Costa, Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Fernando Haddad (Fazenda) e Jorge Messias (AGU).
Em resposta à crise, Lula anunciou a criação da Autoridade Climática, uma proposta presente no plano de governo, mas que ainda não havia sido implementada.