Rachadinha: MPF abre novo inquérito contra André Janones
Essa é a segunda investigação aberta sobre o deputado federal
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Diante das denúncias envolvendo um suposto esquema de rachadinha no gabinete do deputado federal André Janones (Avante-MG), o Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) optou por abrir um inquérito civil público para investigar possíveis indícios de improbidade administrativa.
De acordo com informações do jornal O Globo, esse inquérito representa a segunda investigação aberta sobre Janones desde a divulgação do caso. Em dezembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, iniciou um primeiro inquérito criminal para investigar outros delitos relacionados à rachadinha, como peculato e associação criminosa.
O procurador da República Daniel Cesar Avelino é responsável pelo processo do MPF-DF, que foi instaurado pouco após a abertura da investigação pelo STF. O caso seguirá para tramitação na Justiça Federal do Distrito Federal e pode resultar na condenação de Janones por ato de improbidade, envolvendo perda de bens, pagamento de multa, ressarcimento aos cofres públicos e suspensão dos direitos políticos por até 14 anos.
A lei de improbidade administrativa permite que o MP instaure por iniciativa própria inquérito civil para apurar irregularidades. Nesse caso, o MP foi acionado pelo ex-deputado federal Deltan Dallagnol, cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em maio do ano passado.