• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Reajuste dos planos de saúde pode ficar acima de 40% neste ano, diz estudo
Saúde

Reajuste dos planos de saúde pode ficar acima de 40% neste ano, diz estudo

ANS já autorizou reajuste de até 15,5% nos serviços

Por Da Redação
Ás

Reajuste dos planos de saúde pode ficar acima de 40% neste ano, diz estudo

Foto: Reprodução/ iStock

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou o reajuste de planos de saúde individuais e familiares em até 15,5%, taxa recorde desde 2000. O aumento, no entanto, pode superar 40%. Isso porque, além do reajuste anual, as operadoras são autorizadas a elevar as mensalidades quando há transição de faixa etária. 

O cálculo foi feito pela equipe de cientistas liderada por Mario Scheffer, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e blogueiro do jornal  Estadão, e por Lígia Bahia, professora da Universidade Federal do Rio (UFRJ). Para chegar ao resultado, a equipe se baseou em dados da ANS, que pela primeira vez divulgou valores comerciais dos convênios e operadoras. 

A média calculada com base em 3,5 mil planos, de 468 operadores, aponta que a alta nos preços pode chegar a 43,1% para aqueles que "migraram" da faixa etária de 54 a 58 anos para a de 59 anos ou mais. Após o anúncio da ANS, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se manifestou nas redes sociais. Segundo ele, são necessárias mudanças no setor, "como maior transparência, mais eficiência e ampliação da concorrência". 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.