Receita Federal libera consulta ao lote residual de restituição do imposto de Renda 2023
Mais de 350 mil contribuintes terão suas restituições depositadas no final de outubro
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Receita Federal disponibiliza a partir das 10h desta terça-feira (24), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda 2023, por meio do site da instituição. O pagamento deste lote contemplará 354,5 mil contribuintes, que receberão os valores em 31 de outubro, na conta indicada na entrega da declaração.
Para verificar se está incluído neste lote, o contribuinte pode acessar o site Meu Imposto de Renda, clicar em "Consultar a Restituição" na lista de serviços. Caso prefira uma consulta mais simplificada, basta utilizar este link.
Para informações mais detalhadas, é possível recorrer ao portal e-Cac. Lá, além do status da declaração, é possível verificar se há alguma pendência ou divergência, bem como se a declaração encontra-se na 'malha fina'. O e-Cac também permite a correção de eventuais equívocos na declaração. Para acessar, é necessário informar CPF, código de acesso (a ser gerado pelo próprio contribuinte) e senha, ou realizar o login com a conta Gov.br.
Quanto aos beneficiários deste lote, 354.509 pessoas estão contempladas, sendo que os contribuintes com prioridade legal receberam antes. Isso inclui idosos com 80 anos ou mais, idosos acima de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental, ou com moléstia grave, e aqueles cuja principal fonte de renda é o magistério. Também estão nesse grupo os que optaram pela declaração pré-preenchida e solicitaram a restituição via PIX.
- 6.106 idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- 54.438 pessoas com mais de 60 anos;
- 6.491 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 16.874 pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 119.040 contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX;
- 151.560 contribuintes não prioritários.
Confira o calendário de restituição do IR de 2023: 1º lote da restituição - pago em 31 de maio; 2º lote de restituição - pago em 30 de junho; 3º lote de restituição - pago em 31 de julho; 4º lote de restituição - pago em 31 de agosto; 5º lote de restituição - pago em 29 de setembro; 1º lote residual de restituição - consulta em 24 de outubro e pagamento dia 31.