• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Redução drástica de gases poluentes é crucial para conter efeitos das mudanças climáticas
Mundo

Redução drástica de gases poluentes é crucial para conter efeitos das mudanças climáticas

Estudo da Nature reforça ligação direta entre emissões de gases e eventos climáticos extremos

Por Da Redação
Ás

Redução drástica de gases poluentes é crucial para conter efeitos das mudanças climáticas

Foto: Pexels

Um recente artigo publicado pela revista científica Nature ressaltou a urgência e a importância de os países reduzirem significativamente as emissões de gases poluentes como um passo crucial na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

De acordo com a publicação, caso a redução das emissões desses gases não alcance pelo menos 43% até o ano de 2050, o planeta estará ainda mais vulnerável a eventos climáticos extremos.

Os pesquisadores alertam que o aquecimento global impulsiona eventos climáticos extremos, como ondas de calor, chuvas torrenciais e inundações, ao aumentar a energia térmica e latente. A frequência, intensidade e duração desses fenômenos têm apresentado um crescimento nas últimas décadas.

O estudo destaca a relação direta entre a poluição atmosférica, causada pelos gases de efeito estufa (GHGs), aerossóis e ozônio troposférico (O3), e o aumento das temperaturas globais. Os autores identificam a queima de combustíveis fósseis como a principal fonte de emissão desses poluentes.

Além de salientar a importância de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, os pesquisadores enfatizam a necessidade de considerar os impactos dos aerossóis atmosféricos, indicando que a abordagem deve abranger todos esses elementos para uma mitigação efetiva das mudanças climáticas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.