Refeições gordurosas podem fazer com que seu sono seja tão ruim quanto o de quem tem insônia
Estudo analisou sono de dois grupos de pessoas, um com alimentação saudável e outro não
Foto: Caio Tavares/Pixabay
Um estudo publicado no período científico Obesity aponta que uma refeição gordurosa pode fazer com que o sono de uma pessoa seja tão ruim quanto o de alguém que sofre de insônia.
A comparação foi feita com dois grupos de pessoas. As dietas de ambos tinham a mesma quantidade de calorias, mas um cardápio era saudável e a outra, não. Os participantes seguiram essas linhas de alimentação por uma semana e, nesse período de tempo, os cientistas analisaram o sono deles.
Mesmo dormindo a mesma quantidade de horas de que quem seguiu uma alimentação saudável, quem comeu mal teve um sono mais leve e menos reparador, ou seja, não descansou direito.
Uma noite sem dormir direito pode apresentar diversos prejuízos à saúde, como cansaço e falta de atenção; atrapalha o aprendizado e a fixação de memórias; prejudica a coordenação motora e o equilíbrio; eleva o nível de estresse no organismo e aumenta a vontade de comer besteiras.
Ainda de acordo com a pesquisa, a longo prazo a falta de sono separador afeta o desejo sexual e aumenta o risco de você ter problemas de saúde como diabetes, pressão alta, obesidade e AVC.