• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Região Nordeste sofreu mais de 840 mil tentativas de fraude no primeiro semestre, diz Serasa
Brasil

Região Nordeste sofreu mais de 840 mil tentativas de fraude no primeiro semestre, diz Serasa

A Bahia foi o estado que sofreu mais investidas golpistas, com 229.475 mil ocorrências

Por Da Redação
Ás

Região Nordeste sofreu mais de 840 mil tentativas de fraude no primeiro semestre, diz Serasa

Foto: Agência Brasil

Conforme o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, o Brasil já sofreu 4.818.533 investidas golpistas no primeiro semestre, uma a cada três segundos. No Nordeste, foram 849.381 tentativas de fraude, sendo 229.475 na Bahia. Para acompanhar o número de tentativas de fraude em tempo real, a Serasa Experian dispõe do “Fraudômetro”, a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude em tempo real.

O levantamento considera que as ocorrências podem ser referentes a verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial, verificação cadastral e roubo de identidades.

Segundo o Serasa, pessoas entre 36 e 50 anos foram os alvos preferidos de criminosos. O setor de Bancos e Cartões foi o alvo principal dos golpistas no semestre, com 45,5% das tentativas, depois Serviços (31,1%) e Financeiras(17,7%). Varejo e Telefonia fecham o ranking com respectivamente 3,8% e 1,5% das tentativas.

Na média anual, o Brasil sofreu 3.721 tentativas de fraude a cada um milhão de habitantes, de acordo com o Indicador da Serasa Experian. O Distrito Federal (DF) foi identificada como a unidade federativa mais visada, com 6.088 tentativas e o Maranhão (MA) a menos (1.603).

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideraram o ranking com mais registros de tentativas de fraude entre janeiro e junho deste ano. Em seguida, estavam todos os estados do Sul.

O diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, afirma que os criminosos tendem a focar em áreas com grande número de transações financeiras.

Para evitar as fraudes, o Serasa sugere uma série de precauções a serem tomadas pelos consumidores. Algumas delas são: garantir que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos; desconfiar de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado; ter atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais.

Além disso, é recomendado também cadastrar suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências; não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo e não fazer transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário