• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Rejeitados por entrevistados, Bolsonaro e Lula estão empatados em pesquisa para as eleições em 2022
Política

Rejeitados por entrevistados, Bolsonaro e Lula estão empatados em pesquisa para as eleições em 2022

Pesquisa foi realizada a pedido de MDB e PSL para testar José Luiz Datena

Por Da Redação
Ás

Rejeitados por entrevistados, Bolsonaro e Lula estão empatados em pesquisa para as eleições em 2022

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão tecnicamente empatados na corrida presidencial para 2022, de acordo com o levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 11 e 15 de junho e publicado nesta quinta-feira (17) pelo blog Maquiavel, da revista Veja. A pesquisa foi contratada pelo PSL e tem como um dos objetivos testar o nome do apresentador José Luiz Datena (sem partido). 

De acordo com o blog, as siglas vêm discutindo a elaboração de um plano conjunto de governo para o país, embora isso não signifique que o planejamento de uma candidatura única. No principal cenário pesquisado, Bolsonaro tem 34,3% das intenções de voto, seguido por Lula, que tem 32,5% (a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos).

Neste cenário, Datena aparece em 3º com 7,5%, seguido por Ciro Gomes (PDT - 5,8%); João Doria (PSDB - 3,4%); Luiz Henrique Mandetta (DEM - 3,2%) e Simone Tebet do MDB (MDB  - 1,1%). Entre os entrevistados, 8,6% afirmaram que irão votar em branco, nenhum ou anular o voto e 3,6% não souberam responder.

No segundo turno, Lula tem 40,2% das intenções de voto e Bolsonaro, 40%, em novo empate, desta vez quase numérico. Entre os entrevistados, 15,3% afirmaram que irão votar em branco, em nenhum ou anular o voto e 4,4% não souberam responder.

Rejeição

Lula e Bolsonaro lideram, mas também apresentam altos índices de rejeição do eleitorado. Entre os entrevistados, 50,4% afirmaram que não votariam no atual presidente, enquanto 49,7% disseram o mesmo em relação ao petista. No entanto, o mais rejeitado nesse quesito entre os nomes apresentados é João Doria, com 57,2%. Por outro lado, Bolsonaro e Lula tem os percentuais de eleitores mais decididos.

Entre os entrevistados, 27,4% afirmaram que com certeza votariam no atual presidente, enquanto 26,4% disseram o mesmo em relação ao petista. Nesse quesito, eles estão muito a frente do 3º colocado neste quesito, Ciro Gomes, com 3,4%. 

A pesquisa foi feita por meio de abordagens pessoais em domicílios de 156 municípios de todos os 27 estados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.