Política

Relatório sobre teto do ICMS deve ser entregue na próxima semana, afirma senador

Secretários de Fazenda encaminharão sugestões de mudanças nesta quarta (1º), diz Fernando Bezerra

Por Da Redação
Ás

Relatório sobre teto do ICMS deve ser entregue na próxima semana, afirma senador

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) prometeu, nesta terça-feira (31), que o relatório que trata sobre o teto do ICMS deve ser apresentado já na próxima semana. O parlamentar se reuniu com secretários da Fazenda dos estados para debater a questão.

Segundo ele, a pretensão é de que a matéria, já aprovada na Câmara, seja votada quanto antes.

O texto aprovado na Câmara limita o ICMS a 17% destinados para energia, combustíveis, telecomunicações e transporte coletivo. O percentual corresponde a metade do valor cobrado em alguns estados atualmente, o que gera desconforto nos governos estaduais.

"A matéria será votada e será votada o quanto antes. Nosso esforço é para estarmos com relatório pronto já a partir da próxima semana", afirmou Bezerra, completando que os secretários de Fazenda pretendem encaminhar um documento com sugestões de mudanças ainda nesta quarta-feira (1º).

Ao todo, Bezerra afirmou que seis a oito pontos estão questionados pelos secretários estaduais. Dentre eles, está uma preocupação com a sustentabilidade da receita dos estados em razão da fixação de uma alíquota única do ICMS, além do respeito à lei de responsabilidade fiscal e o financiamento dos fundos sociais de combate à pobreza.

"A preocupação primordial dos secretários é a sustentabilidade da receita dos estados brasileiros face a diversos compromissos. Inclusive preocupações com o respeito à lei de responsabilidade fiscal. Esse é um ano eleitoral. Havendo redução de receita, eles estão obrigados pela Lei de Responsabilidade Fiscal de não gastar nada além da disponibilidade orçamentária. Isso poderá implicar em, muito provavelmente, prejuízos para o cumprimento da lei", disse Bezerra.

"Falaram também sobre o financiamento dos fundos sociais do combate à pobreza. Todos eles são irrigados a partir dessa taxação adicional sobre esses três setores específicos", completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário